Resumo da primeira edição da CBMC
PRIMEIRA EDIÇÃO
Contexto
A 1ª. Conferência Brasileira de Mudança do Clima surgiu
no final de 2018 como uma alternativa para ressaltar e sinalizar à comunidade internacional e à sociedade civil os múltiplos interesses e atores que afirmam de forma incontestável os esforços para se levar adiante a Contribuição Nacionalmente Determinada brasileira para o Acordo de Paris e a maior prioridade da comunidade global no século 21, que é combater as mudanças climáticas.
PALESTRANTES
Os palestrantes da edição
Líder e analista sênior no Brasil da Global Innovation Lab for Climate Finance
Advogada, sócia revisora das áreas ambiental e cível de Trigueiro Fontes Advogados, especialista em Direito Ambiental, Direito Privado e Processo Civil, mestre em Ciências Ambientais pela USP.
Gerente de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco. Professora da Faculdade Nova Roma/FGV. Doutora em Direito - Universidade de León/Espanha. Mestre em Direito - Universidade Federal de Pernambuco
Consultor do Programa de Integridade Socioambiental da Transparência Internacional – Brasil
Diretora Executiva da FSC Brasil
Assistente do Programa de Acesso à Informação
Coordenador de sustentabilidade na Natura
Primeiro secretário para assuntos ambientais da Embaixada da República da Alemanha
Co-fundadora do Instituto de Governo Aberto
Analista de Políticas Públicas do Imaflora
Coordenador do Programa Comunicação e Mobilização do CAATINGA - Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas.
Agricultora Agroecológica de Bom Jardim - PE e associada à AGROFLOR (Associação de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos de Bom Jardim).
Coordenador técnico-científico do Centro de Produção Orgânica do Estado do Amazonas (CENPOAM).
Coordenador Técnico Pedagógico do Centro Sabiá, Veterinário e Mestre em Agroecologia pela Universidade Internacional de Andaluzia.
Engenheiro Florestal, agricultor agroflorestal, coordenador de projetos e membro da Equipe de Facilitadores Agroflorestais, desde 2007, da Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis (Cooperafloresta).
Diretora no Instituto Alziras
Co-fundadora e diretora no Talanoa Solutions
Diretor-presidente do CEPAN, membro do Conselho de Coordenação e líder do GT de Políticas Públicas do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica, com o seguinte tema: Restauração de Paisagens Florestais como Indutora de Oportunidades Socioeconômicas.
Coordenador de Floresta & Clima do Programa Amazônia da empresa The Nature Conservancy
Professora associada e livre docente da Universidade de Pernambuco
Professor Efetivo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade de Santa Catarina -UDESC
Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Coordenador da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso-UFPE)
Diretora da Ecoe Sustentabilidade – Consultora e Auditora de Sistemas Lixo Zero
Deputada Estadual do Alagoas e presidente da Comissão da Criança, Adolescente e Direitos da Mulher, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e membro das Comissões de Saúde e Seguridade Social; Educação, Cultura, Esporte e Turismo; Agricultura e Política Rural.
Prefeita de Conde, Paraíba. Marcia acumula experiências como consultora para melhoria dos sistemas municipais de educação na Paraíba, consultora da UNESCO para o Programa Brasil Alfabetizado (2010), Secretária de estado da educação de 2011 a 2014, presidente da Fundação Cultural do Estado.
Consultor ambiental na I Care & Consult Brasil
PROGRAMAÇÃO
As atividades que aconteceram na primeira edição
A CBMC ocorreu entre 06 e 08 de novembro no Recife, Pernambuco. A conferência teve público de 1700 pessoas nos três dias, contou com a participação de 234 palestrantes
em 80 atividades espalhadas por 9 locais diferentes da cidade. O evento também teve uma rica programação cultural, incluindo 3 cinedebates, shows, caminhadas sensoriais e outras atividades.